domingo, 30 de março de 2014

DESCRIÇÃO DOS CIRCUITOS E ESQUEMA ELÉTRICO - INICIAL

O projeto consiste em quatros circuitos distintos onde o primeiro circuito é um relé ligado a uma tomada onde a queda de energia abre o circuito, acionando os circuitos de frequência (Um circuito de 10Hz gerado pelo CI 555 para o clock do circuito do contador), o circuito do contador, onde é incrementado de minuto em minuto através do clock gerado pelo CI 555, e um circuito genérico com displays e saídas lógicas onde será acionado os alarmes, leds, etc.



O 555 é um circuito integrado (chip) utilizado em uma variedade de aplicações como temporizador ou multivibrador. O CI foi projetado por Hans R. Camenzind em 1970 e comercializado em 1971 pela Signetics (mais tarde adquirida pela Philips). Os nomes comerciais eram SE555 (invólucro metálico) e NE555 (invólucro DIP), e foi apelidado de "The IC Time Machine" ("A Máquina do Tempo num Chip"). Esses componentes continuam em pleno uso, graças a sua simplicidade de uso, baixo preço e boa estabilidade. Ainda hoje a Samsung da Coreia fabrica acima de 1 bilhão de unidades por ano (2003).

O temporizador 555 é um dos mais populares e versáteis circuitos integrados já produzidos. É composto por 23 transistores, 2 diodos e 16 resistores num chip de silício em um encapsulamento duplo em linha (DIP) de 8 pinos. Da mesma família de temporizadores temos ainda o CI 556, composto de dois temporizadores 555 combinados em um encapsulamento DIP de 14 pinos. O CI 558 é um encapsulamento DIP de 16 pinos que combina quatro temporizadores 555. Também estão disponíveis versões de potência ultra baixa como o CI 7555, que utiliza um número menor de componentes externos e tem menor consumo de energia.

O 555 tem três modos de operação:
  • Modo monoestável: nesta configuração, o CI 555 funciona como um disparador. Suas aplicações incluem temporizadores, detector de pulso, chaves imunes a ruído, interruptores de toque, etc.
  • Modo astável: o CI 555 opera como um oscilador. Os usos incluem pisca-pisca de LED, geradores de pulso, relógios, geradores de tom, alarmes de segurança, etc.
  • Modo biestável: o CI 555 pode operar como um flip-flop, se o pino DIS não for conectado e se não for utilizado capacitor. As aplicações incluem interruptores imunes a ruído, etc.
O nome "555" foi adotado em alusão ao fato de que existe uma rede interna (divisor de tensão) de três resistores de 5k (1K=1000) ohms que servem de referência de tensão para os comparadores do circuito integrado.

A fórmula da frequência do oscilador 555 é dada por:


Um contador é um circuito digital que evolui sob o comando de um clock, de forma que seus estados reproduzam uma sequência pré-determinada. Contadores digitais são utilizados principalmente para contagens, geração de palavras, divisão de frequências, medição de frequência e tempo. São basicamente divididos em duas categorias: contadores assíncronos e síncronos.
Nos contadores síncronos, o clock entra em todos os flip-flops simultaneamente. Para que haja mudanças de estado, deve-se então estudar o comportamento das entradas J e K dos vários flip-flops, para que se tenha nas saídas as sequências desejadas. Para isso, deve-se escrever a tabela verdade das entradas J e K dos flip-flops para que esses assumam os estados seguintes. O contador síncrono é o mais completo contador, ele tem condições de gerar qualquer tipo de sequência binária, ou seja, é um gerador de palavras e consequentemente de códigos binários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário