domingo, 30 de março de 2014

LISTA DE MATERIAIS - INICIAL


DESCRIÇÃO DOS CIRCUITOS E ESQUEMA ELÉTRICO - INICIAL

O projeto consiste em quatros circuitos distintos onde o primeiro circuito é um relé ligado a uma tomada onde a queda de energia abre o circuito, acionando os circuitos de frequência (Um circuito de 10Hz gerado pelo CI 555 para o clock do circuito do contador), o circuito do contador, onde é incrementado de minuto em minuto através do clock gerado pelo CI 555, e um circuito genérico com displays e saídas lógicas onde será acionado os alarmes, leds, etc.



O 555 é um circuito integrado (chip) utilizado em uma variedade de aplicações como temporizador ou multivibrador. O CI foi projetado por Hans R. Camenzind em 1970 e comercializado em 1971 pela Signetics (mais tarde adquirida pela Philips). Os nomes comerciais eram SE555 (invólucro metálico) e NE555 (invólucro DIP), e foi apelidado de "The IC Time Machine" ("A Máquina do Tempo num Chip"). Esses componentes continuam em pleno uso, graças a sua simplicidade de uso, baixo preço e boa estabilidade. Ainda hoje a Samsung da Coreia fabrica acima de 1 bilhão de unidades por ano (2003).

O temporizador 555 é um dos mais populares e versáteis circuitos integrados já produzidos. É composto por 23 transistores, 2 diodos e 16 resistores num chip de silício em um encapsulamento duplo em linha (DIP) de 8 pinos. Da mesma família de temporizadores temos ainda o CI 556, composto de dois temporizadores 555 combinados em um encapsulamento DIP de 14 pinos. O CI 558 é um encapsulamento DIP de 16 pinos que combina quatro temporizadores 555. Também estão disponíveis versões de potência ultra baixa como o CI 7555, que utiliza um número menor de componentes externos e tem menor consumo de energia.

O 555 tem três modos de operação:
  • Modo monoestável: nesta configuração, o CI 555 funciona como um disparador. Suas aplicações incluem temporizadores, detector de pulso, chaves imunes a ruído, interruptores de toque, etc.
  • Modo astável: o CI 555 opera como um oscilador. Os usos incluem pisca-pisca de LED, geradores de pulso, relógios, geradores de tom, alarmes de segurança, etc.
  • Modo biestável: o CI 555 pode operar como um flip-flop, se o pino DIS não for conectado e se não for utilizado capacitor. As aplicações incluem interruptores imunes a ruído, etc.
O nome "555" foi adotado em alusão ao fato de que existe uma rede interna (divisor de tensão) de três resistores de 5k (1K=1000) ohms que servem de referência de tensão para os comparadores do circuito integrado.

A fórmula da frequência do oscilador 555 é dada por:


Um contador é um circuito digital que evolui sob o comando de um clock, de forma que seus estados reproduzam uma sequência pré-determinada. Contadores digitais são utilizados principalmente para contagens, geração de palavras, divisão de frequências, medição de frequência e tempo. São basicamente divididos em duas categorias: contadores assíncronos e síncronos.
Nos contadores síncronos, o clock entra em todos os flip-flops simultaneamente. Para que haja mudanças de estado, deve-se então estudar o comportamento das entradas J e K dos vários flip-flops, para que se tenha nas saídas as sequências desejadas. Para isso, deve-se escrever a tabela verdade das entradas J e K dos flip-flops para que esses assumam os estados seguintes. O contador síncrono é o mais completo contador, ele tem condições de gerar qualquer tipo de sequência binária, ou seja, é um gerador de palavras e consequentemente de códigos binários.

domingo, 23 de março de 2014

domingo, 2 de março de 2014

DESCRIÇÃO

PROJETO: Método de controle para sala de CPD - Centro de Processamento de Dados.

Criar um alarme para monitoramento de uma sala de CPD. Ocorrendo falha de energia na entrada do nobreak, podem-se ocorrer as seguintes situações:
  • Falha de energia até um período crítico pré-determinado: será acionado o alarme de falha. Esta situação NÃO É prejudicial ao funcionamento da sala de CPD.
  • Falta de energia após o período crítico pré-determinado: será acionado o alarme de falta de energia. Esta situação É prejudicial ao funcionamento da sala de CPD.

INTRODUÇÃO / INTRODUCTION

Todas as empresas, qualquer seja o ramo que ela atua, possui um CPD (Centro de Processamento de Dados), onde se encontra o servidor e Racks responsáveis pela distribuição do serviço de rede e telefonia para toda a empresa.
Como a sala mantém muitos equipamentos ligados permanentemente gerando calor excessivo, ela precisa contar com um bom sistema de refrigeração e proteção contra queda de energia.
Muitas empresas ainda precisam fazer o monitoramento dessa falha ou falta de energia de forma manual. Visando automatizar esse processo projetamos um sistema de alarme.

All companies, whatever the branch which it operates, has a CDP (Center Data Processing), where the server and Racks responsible for the distribution network and phone service for the entire company.
As the room keeps many permanently connected equipment generating excessive heat, it needs to have a good cooling system and protection against power outage.
Many companies still need to monitor this failure or power outage manually. Aiming to automate this process we designed an alarm system.

QUEM SOMOS?

 
Olá, Bem vindo ao nosso blog!

Somos estudantes de Engenharia de Computação da Universidade São Francisco, campus Itatiba/SP - Brasil.


GRUPO 08:
Alan Romanato 002201201564
Juliana Gomes 002201201245
Lucas Corsi 002201200866
Paulo Mendes 002201201112